30!

30 anos! Chego hoje na faixa dos trinta. Aquela faixa que muitos passam pela famosa Crise dos 30. E nada melhor do que a música “Aquela Dos 30” da Sandy para falar sobre este momento. Quem nunca cantarolou “Tenho sonhos adolescentes, mas as costas doem. Sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem”?

Sandy escreveu sobre a fase balzaquiana em ‘Aquela dos 30’ e a partir dela reflito sobre esta fase cheia de expectativas e até medos, mas ao mesmo tempo especial. Nesta época assim como diz a letra sentimos que ‘acabou a brincadeira’. Ainda somos jovens, mas sentimos que esta na hora de começar a garantir nosso futuro e termos nossas próprias coisas conquistadas por nós mesmos. Vemos que não somos tão jovens para perder tempo com as coisas que não somam em nada. Realmente sinto que ”aumentou em mim a pressa de ser tudo o que eu queria e ter mais tempo pra me exercer”

Até 1987, o ano que nasci é mencionado na canção falando sobre todo um período musical que veio desde a década de 80 até os dias de hoje, fazendo tendências e estilos, além de acompanhar a evolução da indústria da música e da tecnologia. E realmente “tenho discos de 87 e de 2009”. Uma gama de ritmos e artistas me inspiraram e me fizeram respirar arte nesses trinta anos. Minha história se confunde com a história da música nesses 30 anos. Meu gosto evoluiu muito, demorou, mas aprendi a gostar um pouco de tudo. Perdi inclusive, preconceitos bobos que tinha com música. E claro, cada vez mais amo música e dou cada vez mais valor para a de nosso país.

Engraçado ver como “tantos planos eu fazia” e ainda faço. Muitos se realizaram e se realizam. Outros são mudados e alguns até deixam de serem queridos, antes de se tornarem reais. A sente se transforma e junto conosco os sonhos e metas. Com 30 vejo e sinto que ainda tem muito mais pra sonhar e pra realizar e me sinto bem mais seguro que aos 18 ou 20 anos. A gente aprende a nos amar cada vez mais e a nos entender melhor também, apesar de que as vezes nem nós mesmos conseguirmos nos decifrar. Quando mais jovem parecia que “viveria uma vida e não me faltaria tanto pra ver” e vejo que falta sim, sempre falta o que ver e o que viver.

Outra coisa que sinto nessa altura de minha vida é resumida no seguinte verso da música de Sandy: “Tempo falta e me faz tanta falta. Preciso de um tempo maior que a vida que eu não tenho toda pela frente e do tamanho do que a alma sente”. É isso mesmo, as vezes parece que falta tempo, porém nunca é tarde pra alcançar tudo que queremos com nossos esforços e nunca é tarde pra sermos felizes e realizados.

Resumindo, sinto que falta muito a conquistar. Porém sinto que, com um pouco de maturidade que seja, sou capaz de tudo o que eu quiser e que posso alcançar tudo que desejo. Sempre há pedras no caminho, mas posso retirá-las e seguir em frente sempre!

E a tal ‘Crise Dos 30’? Você teve? A resposta é simples. Ela veio, porém antecipada lá pelos meus 28 anos e hoje ela quase não existe mais. E porque essa crise aparece na vida das pessoas? Imagino que seja por ser uma idade em que sempre esperávamos estar estabilizados financeira e emocionalmente. Porém para muitos, quando chegamos nos 30 vemos que isso não aconteceu e acaba nos frustrando. Mas parando para pensar melhor, percebemos que ainda somos jovens e que ainda vamos conquistar tudo isso, que tudo tem seu tempo. E aí, “Tchau Crise”…

André Rossanez

A ideia deste texto sempre existiu e ganhou mais força e inspiração quando li outra matéria de mesmo tema e que cita a mesma música do blog Expresso Do Amanhã. Você pode conferir este texto que me inspirou clicando aqui

 

 

 

 

 

2 comentários em “30!

Deixe um comentário

