CDs Que Amamos : O Canto Da Cidade

Neste Carnaval eu não poderia deixar de relembrar um CD que amo! Mais do que amo, sou apaixonado por ele, que sem dúvidas é um dos discos da minha vida. Falo do emblemático, animado, contagiante, lindo e nostálgico ‘O Canto Da Cidade’ de Daniela Mercury.

Quando eu tinha de quatro para cinco anos, após ouvir a faixa que dá título ao álbum e me apaixonar, ganhei um dos presentes mais lindos. A fita k7 dada pela Cris, amiga de minha mãe. Ela foi gravada especialmente para mim e ainda ganhei uma capa personalizada, desenhada pela própria Cris. Eu simplesmente ouvi os dois lados daquela fita e foi identificação total, apesar de tão novo e muito provavelmente, não entender muitas coisas que ouvia nas faixas. E claro, eu ouvia aquela k7 muitas vezes e sem nunca enjoar, o que acontece até hoje com os CDs que amo, inclusive este.

Voltando ao clássico de Daniela, ele foi lançado em 1992 pela Columbia, sendo o segundo de sua carreira e com produção do famoso Liminha, vendendo cerca de 2 milhões de cópias (disco de diamante). Também levou a cantora a tocar na novela ‘Renascer’, algo muito importante para qualquer artista. Mais tarde em 2004 foi considerado pelo jornalista André Domingues como um dos melhores álbuns de música popular brasileira e quatro anos depois, eleito em enquete pelo jornal Folha de São Paulo o disco mais importante da música de nosso país lançado na década de 1990.

wp-1487985103865.jpg

A canção ‘O Canto Da Cidade’ que abre o repertório desta produção discográfica e que foi topo das paradas de sucesso por dezesseis semanas seguidas, foi escrita pela Daniela Mercury junto a Tote Gira e virou um hino, que até hoje continua intacto, sendo um marco importante na história do Axé Music. Chegou a vencer na categoria de melhor música do Prêmio Sharp de 1992. Segundo Mercury, esta faixa é uma homenagem ao povo simples da cidade de Salvador, que possui uma cultura feita por pessoas que encontram em seus costumes uma forma de resistência. Esta é uma das músicas da vida de muitas pessoas, assim como da minha e só nos trás sentimentos e memórias boas.

Destaque também para ‘Os Mais Belos Do Belos’ que traduz o carnaval da Bahia e toda a cultura afro tão rica e presente em um dos estados mais lindos do Brasil e que representa este país miscigenado e lindo. Sem dúvidas é a música do disco que mais nos faz querer sair do chão, sem medo de sermos felizes. E como não amar ‘Batuque’, que é Axé do começo ao fim, e fala da força da música e da força do amor. E fazendo a gente se imaginar atrás do trio, ‘Vem Morar Comigo’ nos empolga com o tema mais universal de todos, o amor.

Daniela nos trás também a arte de compor de Caetano Veloso na incrível e conhecida ‘Você Não Entende Nada’, em uma gravação com um arranjo gostoso de ouvir e que nos faz querer cantar sem parar. Outra coisa que amo neste disco é a participação de Herbert Vianna em ‘Só Pra Te Mostrar’, uma das canções que mais amo no mundo todo. Além disso sou muito fã do líder dos Paralamas, banda que mexe comigo por ser muito importante para mim e sei que para muitos também.

wp-1487981522438.jpg

O mais bacana deste álbum é que ele mistura músicas mais lentas com mais agitadas, mais românticas com menos românticas, o Axé com a MPB e claro nos trás uma das vozes mais lindas de todas, a de Daniela Mercury, uma artista com muita personalidade e que mantém viva a cultura afro, a de nosso país, nossa música como um todo e o Axé Music, que tanto amamaos. A importância deste trabalho é imensa por representar a identidade de nosso povo alegre, cheio de sonhos, batalhador, rico culuralmente e que é tão receptivo e amoroso. Viva o Brasil, viva o Axé, viva a Música e viva Daniela!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s