CDs Que Amamos : MTV Especial Aborto Elétrico

Em 2005, uma das maiores e melhores bandas de Rock do Brasil, o Capital Inicial fez um lindo projeto, que além de tudo é um registro que revive a historia do Rock por aqui. ‘MTV Especial: Aborto Elétrico’ trás 18 faixas maravilhosas que faziam parte do repertório da banda brasilense que abriu espaço para outras e originou o prórpio Capital e a Legião Urbana.

Antes de falar do álbum em si não posso deixar de contar um pouco da banda para a nova geração e relembrar para aqueles que viveram naquele tempo. O Aborto Elétrico foi criado em Brasília pelos então adolescentes Renato Russo (Baixo e Vocal), André Pretorius (Guitarra) e Fê Lemos (Bateria) em 1978, sendo parte do movimento de bandas da capital brasileira chamado ‘Turma da Colina’, do qual fazia parte a Plebe Rude e os Paralamas do Sucesso. Começaram a tocar em bares e nas escolas e o auge começou em 1980, onde começaram a aparecer mais shows e assim ficaram mais conhecidos. Em 1981, Ico Ouro Preto (irmão de Dinho) entrou no grupo para tocar guitarra e então Renato passou a apenas cantar. Em 1982 o conjunto terminou após uma briga, onde Fê Lemos falou que a música ‘Química’ era ruim e brigou com Renato que saiu da banda.

Depois disso Fê e Dinho se juntaram a Flávio Lemos e Loro Jones e então surgiu o Capital Inicial. Renato, por sua vez montou a sensacional Legião Urbana com Marcelo Bonfá, Paulo Paulista e Eduardo Paraná. Parte do repertório da ex-banda foi para o Capital e parte para a Legião.

aborto-eletrico
Aborto Elétrico (antes da entrada de Ico)

Voltando ao disco em questão destaco algumas canções. ‘Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)’ é uma das que mais me empolga e me faz querer cantar. Fala em estar num lugar sem nada pra fazer e no desafio de não deixar que isso se torne tédio, buscando com que se ocupar. Algo que refletia a vida dos jovens de Brasília. ‘Química’ que causou briga na época em que foi escrita é o reflexo da vida de muitos adolescentes que não gostam de estudar e que seus pais ficam em cima, inclusive proibindo de fazer coisas gostosas para se dedicar à escola.

Das canções que foram para o Capital Inicial, temos neste trabalho ‘Veraneio Vascaina’ que fala da polícia que muitas vezes trazia a violência para as ruas da capital federal  e ‘Música Urbana’ que tem uma letra divertida sobre a vida bohêmia. E do repertório da Legião Urbana não podia deixar de estar ‘Geração Coca-Cola’ que critica as imposições de nossa sociedade que muitos aceitam sem refletir e nem contestar e dos ‘enlatados’ que invadem nosso país. E claro, temos também o hino ‘Que País É Esse?’ que apesar de ser de décadas atrás continua atual, relatando tanto o Brasil da década de 80 como o de hoje, ambos com sua política revoltante e corrupta. E mesmo assim continuamos acreditando no futuro da nação.

wp-1487207782976.jpg

Este trabalho formidável foi produzido por Rafael Ramos e lançado pela Sony Music (na época, Sony-MBG) junto à MTV Brasil. Segundo o Capital, no próprio encarte, este álbum é mais que um simples CD, é um documento histórico que conta inclusive com músicas nunca antes resgatadas e que mostra a formação de toda uma geração. Além disso os arranjos foram mantidos, assim trazendo um som bem fiel ao estilo da banda e ao som dos anos 80.

Particularmente amo escutar um Capital Inicial mais Rock’n Roll com uma pegada mais forte e de atitude e com muita guitarra. É impressionante como as questões abordadas nas músicas continuam conversando com a gente tantos anos depois em que foram feitas. Ser apresentado à muitas letras que eu não conhecia quando o projeto foi lançado, foi um grande prazer e uma grata surpresa. Por conhecer muitas delas, já imaginava que amaria o disco inteiro e as faixas ainda desconhecidas. Porém eu não imaginava que a identificação com esta produção e com as músicas seria tão grande como foi. Eu super fã do Capital e que acho Renato Russo um compositor e cantor genial, me senti muito emocionado e empolgado a cada segundo de cada tema. E isso permanece toda a vez que escuto este lindo disco. Espero que vocês amem esse projeto, como eu e que se deixem levar pela música e a aprecie sem moderação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s