Luis Fonsi

O famoso cantor porto riquenho Luis Alfonso Rodríguez López-Cepero, conhecido como Luis Fonsi nasceu no dia 15 de Abril de 1978 na cidade de San Juan. Aos três anos imitava os cantores do grupo Menudo e também se apresentava junto às crianças do coral da Cidade de San Juan. Aos onze anos, sem saber nada de inglês se mudou para Orlando, nos Estados Unidos no estado da Flórida, onde aprendeu o novo idioma rapidamente e teve uma banda chamada Big Guys.

Após uns anos ganhou bolsa para estudar música na escola ‘Berklee College Of Music’, que o acolheu no coral da universidade, com o qual se apresentou no próprio país e na Inglaterra. Suas maiores influências musicais sempre foram Stevie Wonder, Marc Anthony, Michael Jackson e Luis Miguel. Em 1997 a Universal Music americana se interessou por seu trabalho e então, ao dar apoio para Fonsi gravar em espanhol, foi assinado o contrato para gravar o primeiro disco (‘Comenzaré’), que foi lançado no ano seguinte. Na América Latina suas canções ‘Dime Como’, ‘Perdóname’, ‘Si Tú Quisieras’ e ‘Me Iré’ chegaram ao topo das paradas em diversos países.

Seu segundo disco, ‘Eterno’, então chegou às lojas em 2000, junto com a conquista do posto de uma das músicas latinas mais tocadas da parada da Billboard com o single ‘Imagíname Sin Ti’. O sucesso de vendas mais uma vez se tornou realidade e teve destaques com as faixas ‘Mi Sueño’ e ‘Volaré Con Tus Alas’ que foi escrita em homenagem ao amigo Wilmer Veja que morreu ao saltar de para-quédas. Neste mesmo ano, foi escolhido para gravar com Christina Aguilera o tema ‘Si No Tu Hubiera Conocido’ para o disco em espanhol da diva pop.

Seu terceiro disco ‘Amor Eterno’ estreou em 2002 que com apenas vinte e quatro horas chegou a marca de 100 mil cópias em Porto Rico e Estados Unidos. Sobre o novo trabalho que considerou mais maduro, o cantor declarou ‘Vejo tudo isso como um cresciemento. Se amadurece e se evolui. É muito importante dar algo novo ao público e acredito que conseguimos isso’. Mais tarde também foi lançado o primeiro disco dele em inglês, chamado ‘Fight The Feeling’ e que foi um êxito grande entre os americanos.

Em 2003 foi a vez do disco ‘Abrazar La Vida’, que foi divulgado por ele junto à participações como ator na série latina ‘Tainá’ e na novela mexicana ‘Corazones Al Limite’. O seguinte trabalho discográfico foi ‘Paso A Paso’, que foi divisor de águas em sua carreira, o trazendo maior reconhecimento na música latina e que teve temas muito emocionantes e fortes. A canção que deu título ao disco foi composta em homenagem a sua, na época, esposa Adamari López que estava com câncer de mama, do qual se curou. ‘Nada És Para Siempre, maior hit de toda sua carreira também foi um sucesso, chegando ao primeiro lugar entre as mais tocadas na Espanha, bem como foi tema da novela mexicana ‘Rebelde’.

Seu prestígio na indústria latina era tanto, que em 2006 foi lançada uma compilação de sucessos chamada ‘Êxitos 98:06’. Após dois anos sem lançar material inédito, foi lançado ‘Palabras Del Silencio’ a nível internacional, sendo mais uma vez o mais vendido em muitos países latinos e nos EUA. As faixas que mais marcaram este disco foram ‘No Me Doy Por Vencido’, Llieve Por Dentro’ e principalmente ‘Aqui Estoy Yo’ em que ele canta junto aos ícones latinos Noel Schajris , Aleks Syntek e David Bisbal. Em 2011 outro dos seus discos mais amados pelos fãs, ‘Tierra Firme’ estreou, sendo infelizmente o único lançado no Brasil até hoje. Nele há uma mistura de Pop com R&B e baladas românticas. Até regravou a canção ‘Claridad’ dos Menudos, que marcou sua infância. ‘Gritar’ e ‘Respira’ são as músicas mais viscerais do disco e nos convida a viver com muita intensidade, sem deixar que nada te detenha ou te oprima, bem como não ter medo de demonstrar seus sentimentos. A escolha do nome do disco foi devido a Luis considerar que está cada vez mais calmo e com os pés no chão, conseguindo se expressar honestamente com sua música.

Seu mais recente trabalho ‘8’ foi lançado em 2014, junto ao single ‘Corazón En La Maleta’ que trouxe um gás para o disco através de muita animação e de bom humor. Também há participação do cantor e ciompositor Juan Luis Guerra, um dos maiores nomes da músca latina, na canção ‘Llegaste Tú’. Em 15 de Setembro foi instituído o ‘Dia Mundial de Luis Fonsi’, devido ao grande sucesso mundial do artista. A data foi escolhida por ser o dia de aniversário de lançamento do primeiro disco (‘Comenzaré’). Tanto em 2015 como em 2016, o porto riquenho participou do programa ‘La Voz Chile’ (The Voice) como técnico e jurado. Semana passada foi lançado o clipe do single ‘Despacito’, um Reggaeton com participação de ninguém mais que Daddy Yankee, um dos maiores nomes do gênero e que deve entrar no próximo disco de Luis Fonsi ainda sem data de lançamento definida.

O Me Gusta o convida a conhecer as animadas e envolventes músicas de Luis Fonsi, bem como as emocionantes, que são diversas. Sem dúvida é um dos melhores cantores latinos tanto por sua linda e inconfundível voz, como por sua afinação e sua simpatia com o público que o segue. É daqueles artistas que nos apaixonamos e sempre ficamos esperando ansiosos para o novo disco. Vale muito a pena cada segundo em que se escuta seus discos que nos levam a um mundo particular, longe de problemas e preocupações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s