Nelly Furtado

A compositora e cantora Nelly Furtado nasceu em 02 de Dezembro de 1978 na província de Vitória, capital da província canadense de Colúmbia Britânica e é filha de imigrantes portugueses (Maria Manuela e José).

Com onze anos começou a tocar teclado e aos treze a compor suas canções. Após terminar o colégio se mudou para Toronto, que segundo ela é o lugar onde se encontra tudo e on de se pode tudo. Lá formou, em 1997, uma dupla chamada ‘Melstar’ com o músico local Tallisman, porém antes de gravar o primeiro clipe da canção ‘Like’ percebeu que o estilo que eles cantavam não correspondia com sua personalidade musical e então abandonou o projeto. Depois começou a cantar em um clube noturno e lá conheceu Gerald Eaton que se tornou seu produtor e que a levou a assinar seu primeiro contrato com a DreamWorks Records.

Em 2001 o álbum de estreia de Nelly, ‘Whoa Nelly’ foi lançado junto ao single ‘I’m Like A Bird’, um de seus maiores sucessos até hoje. O empolgante segundo single ‘Turn Off The Light’ também foi um grande êxito e também fez participação na canção que também marcou sua carreira, ‘Fotografia’ com a participação do colombiano Juanes. Este primeiro CD a rendeu o Prêmio Grammy na categoria ‘Melhor Cantora’ e foi disco de ouro no Brasil, de quádruplo platina no Canadá e triplo platina nos Estados Unidos.

O segundo disco ‘Folklore’ foi lançado em 2003, sendo o mais alternativo de todos por conter elementos da música folk e instrumentos indígenas. O cantor brasileiro Caetano Veloso participou da faixa ‘Island Of Wonder’, na qual a ajudou a compor a letra. Os maiores hits do CD foram a bela ‘Try’, ‘Powerless’ e ‘Força’ que tinha metade de sua letra em português e metade em inglês, por ser tema oficial do ‘Campeonato Europeu de Futebol 2004’ em Portugal.

O mais famoso álbum da artista é ‘Losse’ que foi lançado em 2006. A participação de Timbaland no single ‘Pormiscuous’ a trouxe maior projeção no mundo todo ainda. Este trabalho bem Pop teve fortes influências do Hip Hop e do R&B, além de trazer a ela uma imagem mais sensual nas canções e nos clipes. Nele teve a participação de Juanes na bela faixa ‘Te Busqué’. Devido ao enorme sucesso, em 2007 sua cidade natal através do prefeito definiu o dia 21 de Março como ‘Dia da Nelly Furtado’. O disco também vendeu 10 milhões de cópias no mundo todo, tornando o mais vendido entre os anos de 2006 e de 2007. A turnê do disco virou um DVD (‘Loose: The Concert’).

‘Mi Plan’, o tão aguardado disco em Espanhol de Nelly finalmente foi lançado em 2009 trazendo muitas letras bem românticas e foi vencedor do  Latin Grammy com o ‘Melhor Álbum Pop’ . Os singles foram ‘Manos Al Aire’, ‘Más’ e ‘Bajo Outra Luz’. Segundo a Billboard o trabalho é ‘um álbum simples com canções que apelam para a sensibilidade melódica, em vez de engenhocas rítmicas. O jogo é uma mistura de vulnerabilidade e seriedade. Ótimo álbum’. No ano seguinte o disco ganhou uma versão de remixes intitulado ‘Mi Plan Remixes’ pela Universal Music. Em 2010 foi lançado o disco compilatório ‘The Best Of Nelly Furtado’ com três faixas inéditas (‘Night Is Young’, ‘Girlfriend In the City’, e ‘Stars’) que também ganhou uma versão Deluxe contendo um DVD.

Seu mais recente disco ‘The Spirit Indestructible’ foi lançado em 2012 junto ao single ‘Big Hoops’, tendo como segunda música de trabalho ‘Spirit Indestructible’, seguida por ‘Waiting For The Night’. Esta produção não foi tão bem divulgada, sendo desconhecido por muitas pessoas e ficando entre os dez mais vendidos em poucos países, como por exemplo, Alemanha, Suiça e Aústria. Após quatro anos sem lançar uma música inédita, em 2016 foi lançado o dançante single ‘Islands Of Me’ que fará parte de seu próximo disco que deve ser lançado em 2017.

Nelly Furtado é uma das melhores e mais famosas cantoras do mundo. Cheia de atitude e personalidade possui uma voz única e músicas que trazem forte identificação com seu fiel público. Sua próxima produção discográfica é sem dúvidas uma das mais aguardadas para o ano que vem e com certeza irá trazer outros tantos hits de sucesso que vão nos conquistar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s