Ricardo Arjona

Conhecido como Ricardo Arjona, o cantor e compositor Edgar Ricardo Arjona Morales nasceu em 19 de Janeiro de 1964 em Jacotenango na Guatemala. Sua música varia desde Baladas até o Rop Latino com referência de Rock, Pop Rock e Música Cubana e Nortenha e se estima que já foram vendidas mais de 30 milhões de cópias em toda sua carreira, sendo um doa artistas mais reconhecidos da América Latina.

Desde criança já apresentava interesse pela música e ganhou uma guitarra aos 7 anos de idade e depois aos doze anos já participava de festivais de música e com 13 já compunha suas canções. Apesar do amor pela arte se formou em Arquitetura e Engenharia. Em 1988 morou na Argentina para participar de concursos musicais e no ano seguinte foi para a México por ter se apaixonado pelo páis onde faria uma parada antes de ir para Espanha, destino do qual desistiu. Foi lá que ele gravou suas primeiras dez faixas e onde também compôs a canção ‘La Mujer Que No Soñe’ que fez parte da trilha da novela ‘Alcanzar Una Estrella’ da Televisa na voz de Eduardo Capetillo. Isso tudo o levou a assinar contrato com a Sony Music.

Em 1990 pela sua nova gravadora lançou o disco ‘Del Outro Lado Del Sol’ que teve pouca venda. Em 1993 o jogo virou e o novo disco de Arjona, ‘Animal Nocturno’ vendeu cerca de 500 mil cópias e suas faixas de maior sucesso foram ’Mujeres’ e ‘Primera Vez’. No ano seguinte vendeu 2 milhões de cópias com o disco ‘Historias’ em toda América Latina. O sucesso não parou e ele continuou entre os artistas latinos que mais venderam discos com ‘Si El Norte Fuera El sur’ (1996) e ‘Sin Daños A Terceros’ (1998).

Em 2008 Ricardo trocou de gravadora e assinou com a Warner Music, com a qual lançou ‘5to Piso’ e seu primeiro single ‘Como Duele’ foi um grande êxito e ajudou na venda de 200 mil cópias no primeiro mês de lançamento do disco. E ao todo foram 1 milhão em vendas e sucesso da crítica especializada. Outra faixa que caiu na graça dos fãs foi ‘Sin Ti, Sin Mi’. Em 2010 foi a vez do CD ‘Poquita Ropa’ que teve como singles ‘Puente’, ‘Vida’ e ‘Marta’.

Sem medo de arriscar decidiu lançar um álbum de forma independente em 2011 através de seu selo ‘Metamorfosis’. Chamado ‘Independiente’, o trabalho foi lançado como o mais vendido na América Latina no geral na primeira semana. A Warner Music mais uma vez foi parceira e fez a distribuição do álbum. O primeiro single ‘El amor’ foi a música latina mais tocada nas rádios americanas e a parceria com Gaby Moreno na faixa ‘Fuiste Tú’ foi uma das mais pedidas na América Latina.

Em 2014 foi a vez do incrível disco ‘Viaje’, um dos mais maduros de toda sua carreira e cheio de mistura de sonoridades. A linda canção ‘Apnea’ chegou a ficar em segundo lugar entre as músicas em espanhol nos EUA e em primeiro em países como Venezuela e México. O outros destaques do trabalho foram as músicas ‘Lo Poco Que Tengo’ e ‘Cavernícolas’. Atualmente o artista trabalha em seu disco ‘Apague La Luz y Escuche’ lançado este ano, junto aos singles ‘Nada Es Como Tu’, ‘Su Menester’ e ‘Malena’.

Sem dúvidas, com sua voz inconfundível e suas letras muito bem escritas, Ricardo Arjona é um dos maiores fenômenos latinos de todos os tempos. Felizmente seus discos são vendidos no Brasil e fazem sucesso entre os fãs brasileiros, tanto que o disco ‘Independiente’ estava à venda esta semana no site da Saraiva em promoção e o disco se esgotou. O mais recente álbum ainda está sem data de lançamento no Brasil, mas ao que tudo indica logo poderemos o ter em nossas coleções. Se você ainda não o conhece, garanto que vai se apaixonar pela arte e pela música de Arjona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s